[MASOCH-L] VPN complexa

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Jan 3 18:10:32 BRST 2006

Mauricio Bonani escreveu:

>Para facilitar isso, estou pensando em montar um esquema tipo uma VPN
>meio complexo. Onde estaria autenticando os usuários numa base de
>dados (LDAP, SQL, ActiveDirectory) e faria controle de banda baseado
>nesses usuários autenticados, independente do IP atribuído a cada um
>deles. Pois assim poderia criar uma interface administrativa para que
>a pessoa do financeiro pudesse fazer o bloqueio/desbloqueio dos
>usuários.

    Você não acha que seria mais fácil simplesmente criar uma base de
dados e um sistema administrativo que gere o pf.conf ???

    Não sei qual tamanho do seu provedor e nem a quantidade de usuários,
mas se estamos falando de um provedor médio pra cima, mudar a
configuração em TODOS os clientes não costuma ser nada fácil !!!

    Se você tem facilidade de trabalhar com SQL e um PHP da vida por
exemplo, crie uma base de dados, jogue os dados de seus clientes lá e
faça essa interface fazer as devidas configurações no seu OpenBSD !!!
Resolve seu problema e você não precisa reinventar a roda .....

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br