RES: [MASOCH-L] não fazer o check do File System

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Feb 8 19:50:41 BRST 2006

    Em alguns servidores que eu tenho dificuldade de pessoal local nele,
eu costumo editar o /etc/rc.d/rc.sysinit (uso Fedora), comentar as
chamadas de 'Type root password for maintenance' que são feitas pelo
sulogin e, logo em seguida, chamar direto o e2fsck !

                str=$"(Repair filesystem)"
                PS1="$str \# # "; export PS1
                [ "$SELINUX" = "1" ] && disable_selinux
                # sulogin
                /sbin/e2fsck /dev/hda2 -y -v

                echo $"Unmounting file systems"
                umount -a
                mount -n -o remount,ro /
                echo $"Automatic reboot in progress."
                reboot -f

    Se chegou ali aonde vai executar o sulogin, é porque tem erro na
partição. Ai eu já mando um fsck com -y pra responder yes pra tudo e
logo depois disso já vem o reboot do proprio rc.sysinit ....... pronto,
sistema corrigido e a máquina não pára. Ela liga, dá erro, roda o fsck,
reboota e a não ser que realmente temos uma partição em crash, o
servidor vai entrar normalmente no boot.

    Pra fazer isso, porém, eu crio uma única partição na máquina, pra
não precisar saber qual partição deu erro de fsck .....

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br