[MASOCH-L] dúvida sobre Apache e mod_deflate

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Feb 3 17:41:21 BRST 2006

Rubens Kuhl Jr. escreveu:

> [...]

    Uma solução que reduzisse qualidade (e tamanho) dos JPGs on-the-fly
não me interessa pois a equipe de design do jornal em questão já têm
TOTAL consciência dessa questão do tamanho das JPGs e já fazem um ótimo
trabalho de redução de qualidade/tamanho das mesmas. Pra vocês terem uma
idéia, praticamente nenhum jpg das notícias ultrapassa a casa dos 30k, a
grande maioria ficando entre 15-20k.

    Além disso, o HTML gerado pelo nosso sistema php é bem enxuto
também. Não existe grande desperdício de bytes em HTMLs.

    Mas, pensei no mod_deflate pra comprimir os HTMLs. Pelo que li em
alguns sites na internet, a galera chega a obter taxas de compressões de
80%, ficando na média entre 30-50%. Putz, se eu conseguir uma compressão
média de 40% no meu conteúdo HTML, isso já vai representar uma economia
de banda na casa de 1Mbit/s :) É coisa pra caramba hehehehehe

    Talvez nem assim meu link baixe a utilização, talvez ele permaneça
próximo do 100% nos horários de pico. Mas se isso acontecer mesmo com a
compressão ativa, eu terei a certeza de que estou atendendo mais
usuários com a mesma banda.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues