[MASOCH-L] Catalogação dos Computadores

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Wed Feb 1 13:35:25 BRST 2006

Luciano Castro <luciano.castro at gmail.com> writes:

> Também tenho curisosidade em saber se tem algo pronto disso. Certamente
> alguem tem e pode dar os seus ' 2 cents' :-)

Multiplataforma não conheço nada (considerando Macs, *nix -- Linux e BSDs -- e
Windows).  A única plataforma que não conheço uma aplicação que automatize
isso -- não tenho contato -- é com os Macintoshes.

Podes tentar também fazer tudo via SNMP, mas aí precisas configurar um
servidor SNMP com uma comunidade de somente leitura em todas as máquinas para
obter isso.  Pode ser uma boa pois permite que você monitore outras coisas no
futuro (tráfego de rede, ocupação de disco, uso de memória, etc.) que uma
simples ferramenta de detecção não permitiria.

Eu partiria de uma ferramenta simples que levantasse todo o hardware no
sistema operacional usado e gerasse um relatório, depois escreveria um script
simples para importar isso para um banco de dados relacional e já prepararia o
ambiente para o uso de SNMP no futuro.

Escrever uma interface web para isso é simplérrimo com Python, por exemplo,
ondes pode até mesmo dar-se ao luxo de usar AJAX para muitas coisas (como
obter um sumário da máquina simplesmente passando o mouse sobre o link que
leva à página de detalhes).

Se os usuários forem fixos nas máquinas, é interessante também catalogá-los e
associar o usuário ao banco de dados de usuários, onde podes obter informações
detalhadas sobre as necessidades e permissões de cada um (podes até mesmo
configurar filtros usando as informações do próprio banco de dados).

A coisa pode crescer e ficar bem interessante.  Mas, lembre-se: comece
pequeno.

--
Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com