[MASOCH-L] Qmail x Postfix

Renato Botelho rbgarga at gmail.com
Tue Aug 22 13:07:29 BRT 2006

On 8/21/06, Anderson A. Wehmuth <anderson at webcom.inf.br> wrote:

> Amigos,
>
> Gostaria de compartilhar essa duvida fazendo a pergunta:
>
> Na opiniao de cada, qual servidor de email é melhor para os seguintes
> requisitos: AntiVirus, Adm Web, AntiSpam, Mysql, Multiplos dominios entre
> outros.
>
> Postfix ou Qmail?
> Se possivel dizer o POR QUE da escolha...

O melhor será o que estiver melhor configurado ;-)

Comecei usando exim, passei pelo sendmail, pelo postfix e há alguns anos
estou no qmail. Hoje me sinto cômodo no qmail, pois não uso outro MTA há
anos, então se fosse eu a pessoa, instalaria com certeza o qmail.

Todos os quatro que eu citei tem seus pontos fracos e fortes. Se você não
tem muita experiência, acho que o exim e/ou o postfix são as melhores
pedidas, pois, ao meu ver, são mais fáceis de configurar. Pelo menos o
feijão com arroz.

Os milters que foram citados por ser uma coisa legal no sendmail, até onde
eu sei, rodam também no postfix, à partir da versão 2.3.

Dê uma boa lida sobre as funcionalidades de cada um, escolha o que mais te
agradar, faça testes e coloque em produção :-)

Boa sorte
--
Renato Botelho