[MASOCH-L] RES: Qmail x Postfix

Carlos Anderson Jardim cajardim at valesaude.com.br
Tue Aug 22 12:09:51 BRT 2006

Bom dia DanTong,

Eu tambem sou a favor do sendmail, pois uso a 8 anos e estou satisfeito.

Recentemente efetuei a instalação do qmail, sobre um FreeBSD através do
ports, usei um howto (http://www.swcat.com/artigos/freebsd/artigo002.php)
para instalacao do qmail-spamcontrol e foi satisfatória, alguns patches já
vem "inclusos" e ficou "um pouco" mais facil de se configurar... Porem não
me convenceu por enquanto (rs).

Outra coisa, como eu preciso de gerar relatórios/graficos e ter um controle
de captura de spams (falso/positivo) para um possivel reenvio, o MailWatch
em conjunto com o MailScanner é excelente (funciona para sendmail, postfix,
exim), o que no qmail ficou devendo um pouco (ou não consegui achar alguma
coisa equivalente).

Como um amigo meu já disse (JP-UX), cada macaco no seu galho, entao se voce
deve utilizar o que já conhece e explorar da melhor forma.

É isso ae e boa escolha Anderson

:D

Att.

Carlos Anderson Jardim
Tecnologia da Informacao - Redes e Internet
Santa Casa de São José dos Campos
Linux User #403727
Tel.: (12) 3925-1873 - 3925-1925