[MASOCH-L] RBLs

Renato Frederick frederick at freebsdbrasil.com.br
Mon Aug 14 16:11:08 BRT 2006

Conforme uma discussão hoje cedo pela manhã na gter, algumas RBL são
restritivas demais e acabam por deixar você na mão, você bloqueia seu
cliente e é um custo para tirar.

Particularmente faço minha própria CBL, populando-a com diversas fontes e
tenho meu proprio sistema de solicitação de remoção/inclusão via WEB.
Além disso rodo a rbl apenas para smtp entrante, meus clientes móveis usam
um smtp sem checagem de RBL.

Sugiro essa solução, é um serviço crítico para deixar na mão de outros.

Renato Frederick
FreeBSD Brasil LTDA.
Fone: (31) 3281-9633
http://www.freebsdbrasil.com.br