[MASOCH-L] encaminhamento seletivo para proxy externo no squid

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Aug 4 00:07:43 BRT 2006

Aristeu Gil Alves Jr wrote:
> Olá pessoal,
>
> Tenho um setor de uma empresa que usa o portal da capes através de um proxy
> de uma universidade. Sei que posso liberar o IP e portas deste proxy para
> que o usuário possa configurar em seu browser quando quiser usá-lo, mas não
> é assim que gostaria de proceder.
>
> Enfim, quero saber se, no squid, posso fazer alguma regra de encaminhamento
> para um proxy externo caso o endereço colocado seja o portal da capes.

    Até pode, mas o portal da CAPES é, na verdade, uma série de links para
outros portais, e voce teria que registrar cada um deles para o sistema
funcionar.  Eu trabalhei em um instituto de tecnologia que tinha que usar o
proxy do Ministério da Ciencia e Tecnologia para isso, e até consegui fazer um
bom trabalho depois que o Ministério mandou uma lista (naturalmente incompleta)
das URLs.  Com o principal feito, era só adicionar link por link a cada
reclamação de usuário.