[MASOCH-L] Mail cluster

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Tue Apr 18 18:10:08 BRT 2006

2 possibilidades (entre várias):

a) Colocar o Postfix consultando uma mesma base que o Qmail (Ex: Ldap,
Mysql, PostgreSQL, etc). Cuidado deve ser tomado com a performance da
resposta e com o uso do proxy-tcp que ele possui para não abrir milhares de
conexões com o banco.

b) Gerar a cada x minutos uma lista do tipo usuario at dominio OK e colocá-la
como access-list (man 5 access) do Postfix. Essa é a que eu uso. A
desvantagem é o delay de 5 minutos para o e-mail "valer" se for ativado e
"desligar" se for desativado e a vantagem é a velocidade com que o Postfix
varre esse tipo de banco de dados. Eu uso um script em perl para isso,
ativado via CRON que checa se houve alteração antes de gerar o arquivo.

Boa sorte!