[MASOCH-L] Mail cluster

Renato Frederick frederick at freebsdbrasil.com.br
Tue Apr 18 17:39:20 BRT 2006

Thomas, utilizo algo semelhante com qmail

Tenho uma maquina que recebe o email.

Nela há antivirus e cliente de spam
Em outra ha o servidor de spam (spamassassin)
Por fim, o email é jogado em uma 3a maquina, que é a que fica com os
maildir/pop3/imap.

Os clientes utilizam a 3a maquina para envio e recepcao

O MX do dominio fica apontada para a 1a

O servidor do spamassassin fica somente processando as mensagens, já que
ele, por ser em perl e nossos dominios receberem muito spam, utiliza quase
80% da CPU.

O webmail roda na 3a maquina, mas a previsão é ele ficar em outra, usando um
imapproxy, já que o webmail(horde) abre muitas conexoes imap, praticamente
uma para cada "click" do cliente

Acho que essa "distribuição" de serviços se aplica a qq MTA.

Utilizo qmail pela facilidade que tenho com ele, bem como ferramentas que
temos desenvolvidas para ele.

Abraços.

--
Renato Frederick