Re: [MASOCH-L] Desempenho de distribuições linux

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Apr 5 22:57:46 BRT 2006

> Alguém conhece algum link/artigo sério sobre desempenho das principais
> distribuições linux - Slack, CentOS, Debian, etc ?
>
> No google encontrei muita discussão do tipo "a minha é melhor que a
> sua", mas nada sério como um artigo postado nesta lista sobre
> desempenho de filesystem.

Apesar de algumas diferenças entre as distribuições por causa de
patches que elas incorporam, a questão mais relevante para desempenho
de file-system é o tipo de file-system (ext-2, ext-3, jfs, reiser fs,
xfs) versus características da aplicação (arquivos pequenos/grandes,
tamanho de cluster, relação entre vazão de leitura e vazão de
escrita), seguida do tuning do file-system (noatime, por exemplo).

Essas variações por distro tendem a ser tão minúsculas frente a essas
outras questões, que não acho que compense para alguém pesquisá-las a
fundo.

Além disso, se o que dá ganho numa certa distro é um patch do kernel,
nada impede de você trocar só o kernel, caso a distribuição não seja
alérgica a isso. Então se no RHEL tem um patch legal que no Debian não
tem, pegue o kernel do RHEL, faça um make-kpkg e instale no Debian...

Rubens