[MASOCH-L] Desempenho de distribuições linux

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Apr 5 17:46:01 BRT 2006

Alex Robertson escreveu:
> PessoALL,
>
> Alguém conhece algum link/artigo sério sobre desempenho das principais
> distribuições linux - Slack, CentOS, Debian, etc ?
>
> No google encontrei muita discussão do tipo "a minha é melhor que a
> sua", mas nada sério como um artigo postado nesta lista sobre
> desempenho de filesystem.

    Eu particularmente não sou muito fã desse tipo de discussão não,
porque sempre aparece uns babacas que acabam transformando o que até
poderia ser uma discussão séria numa simples briguinha religiosa.

- o slack é o melhor que tem
- redhat é uma merda

    etc etc, e aí vai .....

    Eu prefiro defender a idéia de que os softwares são exatamente os
mesmos pra todas as distribuições. O Apache é o mesmo apache pra todas.
O Kernel é o mesmo kernel pra todas, os filesystems são os mesmos
filesystems pra todas !!!

    A verdade é que distribuições, em sua instalação padrão,
provavelmente não vão passar nem perto de atingir o máximo de
performance que podem oferecer. Para atingir isso, um admin que
realmente saiba tunar o negócio será necessário. As versões enterprise
podem até ter uma performance maior, porém nem mesmo essas estão
otimizadas ao máximo em sua instalação padrão.

    A melhor distribuição então, na minha opinião, é aquela que você
domina. É aquela que você sabe onde ficam os scripts de inicialização, é
aquela que você sabe usar o gerenciador de pacotes dela, é aquela que
você confia, é aquela que você usa a pelo menos 2 anos ....

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br