[MASOCH-L] upload

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Thu Sep 29 15:46:19 BRT 2005

Thomas Britis <thomas at tcnet.com.br> writes:

> Boa tarde Jorge,

Boa tarde.

> O upload do servidor. Download do cliente. Um cliente tenta baixar um e-mail
> e a conexão morre com um timeout.	Outro teste que fiz, foi, via scp (ssh)
> transferir um arquivo que estava na máquina problemática para outra. A
> velocidade vai caindo, caindo, até que para a transferencia (stalled).

Isso leva a crer que seja um problema de hardware...  Qual é a marca da placa
de rede e do switch?  O problema começou "do nada" ou foi após alguma
atualização?  O driver é "nativo" do Linux ou veio em disco do fabricante?

> Deveria. É um servidor de e-mail de pequeno porte. Com poucos usuários e
> pouco fluxo de mensagens.	Faz também cache de dns (djbdns).

DNS é algo constantemente usado e pode gerar um tráfego bom, dependendo do
volume de requisições e de quais máquinas ele atende.

> Nada de anormal. O tráfego é pequeno. Não limitei a banda, vou fazer.

Acho que vale a pena dar uma olhada com o iptraf antes.  E ver se a placa está
no modo de funcionamento correto (full/half duplex).

> Sim, mas também já foi substituido.

Acredite se quiser, mas essa semana pegamos 2(!!!) placas 3Com novas (na loja)
com problema.  Eu não confio muito nisso, então sempre procuro ver algo que já
é sabido funcionar por perto...

> Cabeamento do servidor ao switch já foi trocado. Vou refazer todos os
> outros, não vou descartar a hipótese.	Chequei o tráfego, nada de
> anormal. Poucos pacotes por segundo. Essa máquina tem slackware 10.1.
> Processos e cpu também normais.

Hmmmm...  Muito estranho...  Tráfego baixo...  Já vi esse problema.  Máquinas
travando a rede com baixo tráfego.  Não me lembro exatamente onde era a
coisa, mas já vi o problema.  Talvez te ajude a procurar algo sabendo que isso
já aconteceu antes.

> Não fiz isso. Vou testar.	Obrigado.

Pode ajudar a identificar algo com o HD...  Seria legal se pudesse parar a
máquina e rodar um teste de hardware mais geral, pelo menos rodar um memtest
por algumas horas (se bem que você disse que já trocou memória...).

--
Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com