[MASOCH-L] upload

Thomas Britis thomas at tcnet.com.br
Thu Sep 29 15:28:47 BRT 2005

Boa tarde Jorge,

Jorge Godoy wrote:

> Você quer dizer download ou upload?
	O upload do servidor. Download do cliente. Um cliente tenta baixar um
e-mail e a conexão morre com um timeout.
	Outro teste que fiz, foi, via scp (ssh) transferir um arquivo que
estava na máquina problemática para outra. A velocidade vai caindo,
caindo, até que para a transferencia (stalled).

> O servidor está recebendo ou enviando algo?
	Deveria. É um servidor de e-mail de pequeno porte. Com poucos usuários
e pouco fluxo de mensagens.
	Faz também cache de dns (djbdns).

> Hmmm...  E há algum comportamento comum?  Por exemplo tamanho do arquivo,
> intensidade de tráfego, etc.?  Você checou se não é um problema de excesso de
> tráfego?  Experimentou limitar o consumo de banda a uns 90% do valor nominal,
> para evitar saturação?
	Nada de anormal. O tráfego é pequeno. Não limitei a banda, vou fazer.

> Mas não eliminando problemas no switch...
	Sim, mas também já foi substituido.

> Será que não tens algum problema em cabeamento, levando o switch a falha e
> prejudicando o servidor?  Checou com algo como um iptraf (não sei qual SO você
> usa) como anda o tráfego?  Como está o número de processos simultâneos?  Quais
> os ajustes de otimização feitos no SO?  Como está a carga na máquina?
	Cabeamento do servidor ao switch já foi trocado. Vou refazer todos os
outros, não vou descartar a hipótese.
	Chequei o tráfego, nada de anormal. Poucos pacotes por segundo. Essa
máquina tem slackware 10.1.
	Processos e cpu também normais.

> Sobre o HD, já passou algum verificador no sistema de arquivos?  Podem ser
> blocos defeituosos...  Se tiver S.M.A.R.T., habilite-o e dê uma acompanhada no
> logs.
	Não fiz isso. Vou testar.
	Obrigado.
--