[MASOCH-L] Redirecionamento de Contas

Fabio Jr. Beneditto [Listas] listas at quimigal.com.br
Mon Sep 26 14:00:30 BRT 2005

Oi!

Olá. Em 08:21 26/09/2005, você (Lucio de Aquino Marinho) escreveu:

>Aceito a sugestão , mas eu tenho trabalhado mais com o qmail , isso não quer
>dizer que eu não possa utilizar o Postfix , como vocês conhecem o postfix ,
>gostaria de traçar um paralelo com o qmail para ver se ele se encaixa nos
>requisitos que eu tenho no qmail , por exemplo

Vamos, Vamos... Deixa eu comentar a minha humilde experiência...

>1- Antivírus , antispam
>
>Com o patch do qmail-queue eu consigo limar os emails com o vírus e spam e
>acompanhar tudo com o log bem detalhado

AmavisD-New. Não precisa de patch, apenas
redirecionar na opção "content_filter" do Postfix

content_filter = smtp-amavis:[127.0.0.1]:10024
e, claro, deixar o "smtp-amavis" configurado no master.cf

É muito bem documentado.

>2- CHKUSER
>
>Com esse patch os emails que não tem usuário no servidor são descartados na
>hora isso evita muitos problemas e meus servidores pararam de cair com
>ataques de dicionários

Diretiva no main.cf

unknown_local_recipient_reject_code = 550
show_user_unknown_table_name = no

Vai devolver as mensagens com "550 User Unknown"

>3- Administração
>
>O qmailadmin facilita muito as coisas , principalmente para a criação de
>contas , redirecionamento , listas , etc

Eu faço na mão, ainda mais que são apenas 3
domínios que eu uso, e apenas 60 contas.

>4- Multidominio
>
>O vpopmail é muito fácil de instalar e eu tenho um novo domínio pronto em
>segundos , isso facilita muito o dia a dia

Simplesmente faço:

* Conta válida de login no sistema
* Criar a entrada de envio/recebimento no /etc/postfix/virtual

E está pronto.

>5- smtp autenticado
>
>Deixa o relay bem redondo

Postgrey + Cyrus-SASL

E, ainda uso o recurso de transport quando
domínios não aceitam mensagens diretas do meu IP
(que é fixo, empresarial, de ADSL) para fazer
relay com um provedor. Fura todo o esquema de
SPF, por isso não implementei ainda.

O mais interessante de tudo é que se faz isso sem
precisar de patches, apenas com as funções default dele.

Em tempo, uso o 2.1.5

>--> Essas são algumas coisas que eu utilizo no qmail , se o postfix me
>atender nestas questões eu fico tranquilho . Não sou fanatico , mas procuro
>utilizar a melhor solução para cada situação e gostaria muito de ter uma
>segunda opção , se quiser incluir algumas questões também relevantes fiquem
>a vontade

Espero ter ajudado.

>Lucio de Aquino Marinho

Atenciosamente,