[MASOCH-L] bloqueio por falta de DNS-Reverso em grandes provedores

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Sep 19 23:06:21 BRT 2005

> Aparentemente há uma concordância por sua parte na venda casada de dois
> produtos:
> 1 - acesso
> 2 - provedor
>
> Quando já está claro, provado tecnicamente que não é necessário um provedor
> de e-mail e/ou conteúdo para *acessar* e já há decisão judicial sobre o
> assunto. (http://www.abusar.org.br/)

Não há decisão judicial transitada em julgado sobre esse assunto. Há
liminares em efeito para alguns clientes; quando houver decisão de
instância superior (ou decisão de primeira instância não contestada, o
que é pouco provável), é que esse argumento poderá ser utilizado. Até
lá, todas as operadoras de telecomunicações de que se tem ciência no
país ou (a) requerem a contratação de um provedor de e-mail e
conteúdo(caso das operadoras ADSL e algumas operadoras de cabo como
Virtua e Vivax) (b) são por si só provedor de e-mail e conteúdo (caso
do @Jato), mesmo que algumas delas tenham processos ou deficiências
técnicas que permitam que alguns usuários "enrolem" sobre ter
provedor.

Apesar d'eu pessoalmente concordar com a tese das ações que questionam
essa venda casada, pode-se sim tomar decisões de combate a spam
baseadas na realidade de que assim funciona atualmente. Se/quando a
justiça vetar essa prática (e eu aposto no quando, e acho que as teles
também), aí sim teremos que agir de acordo.

Rubens