[MASOCH-L] limitar numero de conexoes por ir no smtp

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Tue Sep 13 12:53:40 BRT 2005

> Gostaria de saber, para os administradores de servidores de correio, se a limitacao do
> numero de conexoes por IP que acessam a porta 25 é uma tecnica normalmente usada, ou
> nao, e o que isso poderia implicar em termos de funcionalidade.

Muitos provedores utilizam esta técnica, mas separam o MX do SMTP de
saída dos clientes. Desta forma, você pode impor este limite somente aos
hosts que tentam lhe entregar mensagens, e não aos seus clientes. Isso
pode ser feito atribuindo IPs diferentes para o MX e para o SMTP de saída.

É o que fazemos por aqui. Utilizo qmail com tcpserver, utilizo um patch
que faz o controle por IP ou por "Classe C" no MX. Já no SMTP de saída,
a utilização é "mais flexível", tudo que o usuário precisa fazer é se
autenticar.

Algumas redes muito conhecidas por trafegar SPAM sofrem um limite mais
radical (as DSLs da vida), enquanto que os SMTPs dos grandes provedores,
como UOL, Terra, passam batido, sem um controle.

É uma pena que a recíproca não seja verdadeira. Eu deixo o Terra
entregar quanto e-mail quiser aqui, mas o Terra já me colocou em
"espera" simplesmente por conta do volume de e-mails (legítimos - nada
de spam/newsletter/listas) de um único IP para o servidor deles.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br