[MASOCH-L] limitar numero de conexoes por ir no smtp

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Sep 13 11:53:53 BRT 2005

david at infonet.com.br escreveu:

>  Seria para os dois, principalmente SPAM, pois hoje nao temos nenhuma limitacao deste
>tipo, tenho, por exemplo, na maioria do tempo, enderecos unicos de ip com mais de 10
>conexoes abertas simultaneamente.

    É uma faca de '2 legumes' como diria um amigo meu .....

    O caso de 10 conexões simultaneas realmente é absurdo e pode ser
tratado sem nenhum tipo de prejuízo para seus usuários 'certos', mas
acredito que deve ser uma exceção. A maioria dos envios de SPAMs podem
até estabelecer conexões simultâneas, mas acredito que não devem passar
de 2-3.

    Agora se você limita num número muito alto (10 por exemplo), vai
deixar passar os spammers que usam 1-2-3 conexões simultâneas. Se
colocar o valor muito baixo, pode prejudicar um grande cliente seu que
possui um monte de máquinas atrás de um ADSL, que chegam no seu servidor
com o mesmo endereço IP.

    Limitar seus usuários ???? Se o cara tem 50 micros e 50 emails no
seu provedor, quero ver você convencer ele que ele só 2 pessoas vão
conseguir mandar email por vez :) Provavelmente muitos não vão nem
perceber, mas quero ver quando você pegar um usuário mandando um arquivo
grande e que vai prender a conexão por alguns minutos, fazendo assim que
os outros usuários não consigam conectar, porque o limite de conexões
simultâneas foi atingido.

    Não vejo essa técnica com bons olhos, exatamente por não permitir
que você trate o spammer 'normal', que vai gerar poucas conexões. Ele
talvez vai gerar MUITAS conexões, porém 1 de cada vez, sem conexões
simultâneas, o que faria sua limitação não servir pra nada ..... E
também vai gerar problemas em alguns casos, para clientes seus que
possuam várias contas e um único IP externo (o que deve ser normal). Se
o cliente costuma enviar arquivos então, aí você vai se lascar rapidinho.

    Nào tenho essa restrição implementada em lugar nenhum e não pretendo
implementá-la por enquanto.

--

	Atenciosamente,
	Leonardo Rodrigues