[MASOCH-L] problemas com compartilhamento internet

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Sep 9 11:48:20 BRT 2005

On Fri, 9 Sep 2005, Ovidio Borba Junior - Techall Informática wrote:

> Olá pessoal,
>
> Estou com um problema que não sei como resolver.
> Tenho um cliente com uma rede local com os IP's 192.168.0.x, onde roda uma
> aplicação client-server baseada nesses IP's.
> Acontece que está sendo instalada uma outra rede, onde participarão apenas
> dois micros. Essa segunda rede será exclusiva para Internet ( o cliente não
> quer que todas as máquinas da rede tenham internet). Nessa segunda rede, que
> tem o Windows XP Pro, foi compartilhada a internet via windows, e o segundo
> micro dessa rede navega normalmente.

isso é tecnicamente chamado rede perimetral ou DMZ (de zona desmilitarizada, um
buffer de fronteira). Note que essa segunda rede deve ter endereços na
Internet, e não endereços tipo BCP-5 como os 192.168.y.z. Os endereços devem
ser fornecidos pelo provedor.

> Agora vem o problema: Essa segunda máquina máquina necessita ter acesso às
> duas redes: a rede corporativa (192.168.0.x) e a rede "criada" pelo
> compartilhamento de internet do windows (192.168.0.x).

entendi bulhufas. você está atribuindo o mesmo bloco de endereços às duas
redes? é isso mesmo? se for, o cara está fazendo besteira do tamanho de uma
baleia.

> Foi instalada uma segunda placa de rede nesse micro, porém as duas redes tem
> o mesmo IP.

Tá certo que a microsoft não entende nada de endereçamento IP, pois até hoje
eles fazem rotas classful, mas poder colocar endereços diferentes em interfaces
diferentes certamente voce pode.

A frase 'as duas redes tem o mesmo IP' não tem sentido, já que IP não é uma
propriedade de rede e sim de interface.