[MASOCH-L] OT: Registro.br faz cache de DNS

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Tue Sep 6 15:49:32 BRT 2005

> Manter os dois registros, então, por um tempo seria a solução.  Enquanto não
> sais definitivamente do outro servidor, ele continuará respondendo por parte
> das requisições que ainda estiverem no cache dos servidores DNS por aí.  Os
> que obtiverem os novos registros já usarão os novos servidores.

O problema é que este DNS precisa resolver novos domínios, e enquanto a
propagação do DNS não ocorre, somente os domínios que estão em comum no
antigo e no novo provedor respondem com autoridade.

É um caso atípico, principalmente porque a maioria das mudanças de DNS
não envolvem DNS próprio, mas quem trabalha com hospedagem compartilhada
e revenda de hospedagem tem este problema com frequência, pois são
muitos os clientes que usam DNS próprio.

E é por ser uma exceção que o Registro.br não se preocupa com este
problema, mas eu sinceramente não vejo um impacto negativo em zerar o
cache de DNS do Registro.br, ou pelo menos, não tive uma resposta de
ninguém do Registro sobre os problemas de zerar este cache sempre que
ocorrer a publicação.

Se alguém do Registro estiver acompanhando a discussão, gostaria da
opinião de vocês a respeito.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br