[MASOCH-L] "noatime"

david@infonet.com.br david at infonet.com.br
Tue Nov 29 15:46:57 BRST 2005

   Olá pessoal,

   Estou passando por alguns problemas de performance em um servidor de correio
relacionado a operações de I/O em disco.
   Após algumas pesquisas sobre tuning de File System, achei um ítem bem interessante mas
me deixou com alguma insegurança no seu uso. Seria o desativamento da opção "atime" do
file system (ext3). Essa opção atualiza o metadata dos arquivos informando a última vez
que os mesmos foram acessados.
   Esse desativamento seria no etc/fstab.
   Alguém usa esse recurso? TEnho medo de implementa-lo e alguma coisa sair do ar. Li em
uma lista de discussão que o cara dizia para aplicar essa opção no System Root e no
mailstore!? Será isso mesmo?
   Uso o qmail-ldap+imap+imp.

David Magno Santos de Almeida
Suporte Técnico