[MASOCH-L] RES: Limitando conexoes UDP por host de origem

Hamilton Vera hamilton at i2.com.br
Wed Nov 23 17:57:35 BRST 2005

Oi Lisandro, tudo bom?

O que estou tentado fazer é ponderar o numero de queries nos servidores
DNS. Eu poderia ate limitar o numero de conexoes que a maquina
final responde, mas isso é ineficaz contra DoS, pois se alguma maquina
comecar a mandar pacotes e exceder o numero de conexoes, mesmo que e o
software de dns trate as conexoes, vai resultar em um DoS do mesmo jeito (
eu acho ).

Lembrando que um ataque desse tipo nao envolve apenas consumdo de recursos
de rede mas tambem recursos do sistema.

O que quero é evitar uso abusivo do servico, se N conexoes udp vierem do
mesmo host, o firewall comecaria  barrar as conexoes dessa host, porem
as conexoes de outras maquinas que nao ultrapassarem esse limite
continuaram normalmente.

Apenas "me auto" corrigindo, alguem conhece algum recurso do netfilter
para fazer isso?

:)