[MASOCH-L] Controle de banda local para email

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Nov 4 16:08:54 BRST 2005

On Fri, 4 Nov 2005, Victor wrote:

> Na verdade o manual informa um controle com duas interfaces, o que não é o meu caso.

vai ler o manual do tc e do ipchains. voce pode controlar banda até com
meia interface, desde que seja a metade de saída.

mas antes disso mesmo considere:
- mudar para sendmail ou exim, que agrupam mensagens por domínio, se for o
caso de uma mesma mensagem para vários destinatários;
- afinar o qmail com o parametro coucurrencyremote, como já foi dito na
lista;
- verificar se realmente o que você espera de internet é suportável pelo
ADSL e seu uplink limitado. se voce roda MRTG pode ver bem como sua banda
usada.
- ensinar seus usuários a escrever mails mais curtos! e-mail não é sedex!

e, principalmente, considere que quando a gente posta um pedido de ajuda
numa lista como esta tem que estar preparado para receber respostas bem
diferentes daquilo que se espera. e isso é muito bom!

agora, mãos à obra e 'man tc'.