[MASOCH-L] Controle de banda local para email

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Nov 4 15:16:27 BRST 2005

On Fri, 4 Nov 2005, Victor wrote:

> Tenho um servidor qmail rodando em Speedy e estou tendo problemas quando o servidor envia a mensagem para um host externo,
> engargalando o upload do link todo que por sinal é bem pouco, somente 128 Kbps.
> O que eu estou precisando é um controlador de banda local que capture esses pacotes de saida e faça um controle de banda... ja
> tentei pelo CBQ mas nada feito ! Pensei em usar o HTB por ter um melhor controle de Queue em conjunto com o iptables para marcar
> (flag) os pacotes, mas tenho receio de nao funcionar.

você está enviando mensagnes para listas, isto é, o mesmo conteúdo para
várias pessoas? para isso o qmail é muito estúpido porque ele faz uma
conexão por destinatário, não agrupando os destinatários por domínio e
enviando uma cópia só para o domínio.

no mais, sobre o controle de banda, creio que voce está rodando o qmail em
linux ou *BSD, nesses casos o sistema operacional já possui,
pré-instalado de "fábrica", excelentes recursos de controle de banda.