[MASOCH-L] Red Hat x Suse

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Mon May 23 18:06:12 BRT 2005

Arécio Junior <junior at linksoftware.com.br> writes:

> Ok... nesse caso então, mudo o meu discurso: Instale o Suse !
> A menos que vc tenha uma razão específica para instalar o RedHat. Ex: Você
> está comprando servidores Dell, ou outra marca, e eles colocarem o RedHat como
> única plataforma homologada para rodar em tais servidores... Se você precisar
> de suporte, pode se deparar com uma desagradável resposta dizendo que esse
> sistema não é homologado.

Eles nos dão suporte em servidores rodando Conectiva Linux e SuSE...  Claro,
não dão suporte ao software -- é para isso que os clientes me pagam ;-) --,
mas até aí é o que menos precisamos do fornecedor de hardware.

Mas, se você quiser rodar um software certificado, onde a própria Dell já
fornece patches, o instalador, etc. você estará só com o Red Hat como opção.
Infelizmente.

A instalação do Conectiva Linux e do SuSE nas máquinas Dell foi SUPER
tranqüila, só não usamos o CD da Dell e pronto.  Temos máquinas Dell Power
Edge 800, 1600, 2600 e 4600 rodando essas duas distribuições.  Temos
também uma 850 rodando RH EL AS 3, com IBM DB2...  Mas havia a opção do SuSE
na época.  O cliente quem decidiu pelo Red Hat.

Nunca precisamos acionar nenhum suporte quanto a problemas em software.  E um
de nossos clientes é Oracle Developer, portanto acho que a carga de uso ali é
bem alta, para várias versões do Oracle (acho que da 8 alguma coisa até a 10g
eles usam todas).

--
Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com