[MASOCH-L] Algoritimo para validar MAC

scsantos at unigranrio com br scsantos at unigranrio.com.br
Mon May 23 17:03:07 BRT 2005

Vamos lá Lao,

se vc digitar uma regra de iptables com o ip 192.168.0.1 e o MAC
00:00:00:00 o iptables irá  gerar um erro e criará a regra somente com o
IP ignorando o MAC.

Gostaria que antes de gerar a regra verificar (com uma aplicação) se a
sintaxe do MAC está correta.

Foi agora?

Tem como fazer isso com perl como disse um colaborador da lista, eu só
quero entender o algoritimo.

Usando perl:
ifconfig | grep "eth0" | awk '{print $5}' | perl -ne
'(/([0-9a-f]{1,2}:){5}[0-9a-f]{1,2}/i && print "OK\n") || print "ERRO\n"'

Um fraterno abraço !!!

       Silvio Cesar L. dos Santos
   Divisão de Tecnologia da Informação
Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  (o_
  //\            - Software Livre -
  V_/_    conhecimento ao alcance de todos