Re: [MASOCH-L] Quantidade de SPAM via ADSL/Cable - ponto psicológico e prático

Julio Cesar Covolato julio at psi.com.br
Fri May 13 01:45:00 BRT 2005

On Thu, 12 May 2005, Marcelo Coelho wrote:

> [...]

 	Olá Lista,

 	Fiquei só vendo os posts nesta tread até agora (lurker!!), e
concordo que +de 90% dos spams provém de conexões adsl, cabo, dial-up,
etc. Achei que deveria me pronunciar...Quero colocar algumas
considerações sobre meu ponto de vista, e a política de sistema de troca
de emails até o momento no meu provedor:

 	1- Em primeiro lugar, bloqueio aqui no provedor PSI, todos emails
vindos de adsl, cabo, dial-up, etc.

 	2- Mantenho uma whitelist para excessões, pois um ou outro cliente
me pede para liberar os emails vindos de algum adsl, cabo, etc, não é nada
que sature meu helpdesk com trocentos pedidos por dia, passo semanas sem
ninguém pedir para liberar algum tipo de "banda-larga". E quando pedem,
explico o motivo do bloqueio a esse tipo de acesso.

 	3- Eu penso que se um usuário contrata um serviço de banda larga,
ele está pagando para fazer relay no provedor ao qual ele contratou o
serviço, então use o smtp do provedor contratado, ora bolas!!

 	4- Implementei o TMDA[1] (tira-teima) e tmda.cgi no sistema, com
virtualuser e mysql, e a opinião dos usuários é bem o que está rolando na
lista... Tenho clientes que simplesmente "odeiam", mas tenho clientes que
acham a última maravilha da informática, a solução final contra spam! Não
existe meio termo, ou detestam ou adoram. Obviamente cada cliente tem a
opção de ativar/desativar o TMDA via um plugin no squirrelmail (feito por
mim). Em tempo, eu estou no grupo dos que odeiam ;((

 	5- Antes de tudo, ainda uso greylisting (300s),
header/body/_checks, virus_body_checks[2] (postfix) e depois,
amavisd-new2+clamav+spamassassin com as regras pt_BR do Lafraia[3] para o
spamassassin.

 	Quem quizer uma boa lista de "deny" com váaaaaarios adsl, cabo,
dia-up, etc acesse:

http://psi.com.br/~julio/postfix

 	Resumindo, quem contrata banda-larga, tem que fazer relay no
provedor ao qual ele contratou o serviço e fim de papo, pois ele está
pagando por isso.

 	Referências:
[1]Tagged Message Delivery Agent (TMDA)
http://tmda.net/