Re: [MASOCH-L] Quantidade de SPAM via ADSL/Cable - ponto psicológico e prático

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu May 12 11:31:12 BRT 2005

On Thu, 12 May 2005, "Edison (Júnior)" wrote:

> Ah! ia me esquecendo. O passado mostra que soluções como o HELO, por exemplo,
> foram "superadas" pelos spammers. Para que eles superem greylisting  será uma
> questão de tempo. Não vejo a questão de custo como um problema para eles. Eu
> recebo diversas malas diretas no meu correio, em casa e na empresa, e isso
> envolve despesas com impressão e envio por correio, no mínimo.

a diferença com a mala direta é que o "spammer" paga a conta, no e-mail,
somos nós!

> Vejo que essa solução é, hoje, melhor que o sistema de confirmação positiva,
> de fato. Mas em um "futuro próximo" vejo que a tendência é a utilização de
> assinaturas digitais.

voce quer dizer Domain Keys? eu gosto de DK por não precisar de uma
autoridade certificadora.

eu também apoto no SPF. a maioria dos e-mails vetores de vírus são
barrados pelo SPF, mesmo com relativamente poucos domínios publicando
registros de endereços permitidos.