Re: [MASOCH-L] Quantidade de SPAM via ADSL/Cable - ponto psicológico e prático

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu May 12 09:46:10 BRT 2005

On Thu, 12 May 2005, "Edison (Júnior)" wrote:

> Não conhecia muito bem o uso de greylisting. Estudei sobre o assunto e achei
> realmente muito interessante. Mas, assim como todas as alternativas citadas
> até então, tem os seus pontos fracos. Se esta solução "pegar" os SPAMERS
> terão apenas que fazer seus MTAS funcionarem conforme a RFC 821, reenviando
> as mensagens quando receberem código de resposta 45x. O que é muito fácil de
> ser implementado. Sem falar que isso pode causar  um grande atraso na entrega
> de mensagens, que não são SPAM, de servidores que ainda não constam na
> whitelist, ainda mais se possuírem múltiplos MX.

sim, é verdade, eventualmente os spammers vão se adaptar, mas para isso
terão que alocar mais recursos e uma das coisas que queremos é que o spam
fique caro. além disso o greylisting mata a pau as mensagens
retransmitidas por 'drones' instalados por cavalos de tróia nos
computadores pessoais. quanto a ter furos, nada é perfeito.

> Com relação a deletar mensagens de confirmação, creio que a necessidade da
> mensagem ser entregue pode superar seu ódio por esse sistema. Conheci essa
> solução através de uma empresa que veio a tornar-se nosso cliente. Se eu não
> respondesse a mensagem de confirmação ele não receberia o nosso orçamento e
> poderíamos não fechar negócio.

é um sistema burro. envio um e-mail para você. sua mensagem de confirmação
vai demorar 15 minutos para chegar (por causa do greylisting, de qualquer
jeito e-mail não é instantâneo mesmo). nesse tempo já saí, provavelmente
nunca vou responder a confirmação e a mensagem original nunca vai chegar.
enquanto isso ela está gastando recursos meus e teus.

além disso, imagine um bombardeio de spams, voce vai gerar toneladas de
mensagens de confirmação que vão para um endereço falso, provocando
mensagens de 'bounce' que geram mensagens para o postmaster....

prefiro métodos automatizados. SPF é uma boa para associar o IP de onde
mandei a mensagem ao domínio, é uma espécie de MX reverso, mas muito mais
esperto. e para autenticar remetentes de forma mais "dura" vejo o DK como
promissor. Ambos são (quase) transparentes e fazem bem o que prometem.

vou continuar a deletar mensagens esquisitas. se estiverem com o corpo em
HTML, então vão para /dev/null direto!