Re: [MASOCH-L] Quantidade de SPAM via ADSL/Cable - ponto psicológico e prático

"Edison (Júnior)" edison at coslinux.com.br
Thu May 12 09:13:49 BRT 2005

Lao DanTong escreveu:

> vou ser simples e direto: odeio confirmação de mensagem que não seja
> de operação de listas e eu simplesmente as deleto. acredito que por aí
> existe mais gente pensando e agindo assim. esse é um aspecto bem
> psicológico do problema. solução: use greylisting. é transparente, não
> aborrece ninguém e tem quase o mesmo efeito.

Não conhecia muito bem o uso de greylisting. Estudei sobre o assunto e
achei realmente muito interessante. Mas, assim como todas as
alternativas citadas até então, tem os seus pontos fracos. Se esta
solução "pegar" os SPAMERS terão apenas que fazer seus MTAS funcionarem
conforme a RFC 821, reenviando as mensagens quando receberem código de
resposta 45x. O que é muito fácil de ser implementado. Sem falar que
isso pode causar  um grande atraso na entrega de mensagens, que não são
SPAM, de servidores que ainda não constam na whitelist, ainda mais se
possuírem múltiplos MX.

Com relação a deletar mensagens de confirmação, creio que a necessidade
da mensagem ser entregue pode superar seu ódio por esse sistema. Conheci
essa solução através de uma empresa que veio a tornar-se nosso cliente.
Se eu não respondesse a mensagem de confirmação ele não receberia o
nosso orçamento e poderíamos não fechar negócio.

Existe solução para todo gosto. Nenhuma 100% eficiente. Todas tem os
seus prós e contras.

[ ] 's

Edison