[MASOCH-L] Quantidade de SPAM via ADSL/Cable

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed May 11 14:22:37 BRT 2005

On Wed, 11 May 2005, Marcelo Coelho wrote:

> Estou impressionado com a quantidade de problemas de e-mail gerados por
> conexões ADSL/Cable.

bem vindo ao clube! vou te apresentar o Hermann, nosso presidente...

> Fiz uma estatística usando log de 3 dias, as conexões ADSL e Cable são as
> grandes responsáveis por SPAM, ataques do tipo dicionário, vírus, Scam,
> entre outras barbaridades. Entretanto, menos de 1% destas conexões são
> utilizadas por empresas sérias que possuem um servidor de e-mails próprio e
> não fazem SPAM.

é isso aí, o maravilhoso mundo da impunidade dos ADSL deu nisso.

> Gostaria que o pessoal da lista compartilhasse suas experiências enfrentando
> este tipo de problema. Que tipo de bloqueio vocês têm feito e quais os
> "efeitos colaterais" causados.

greylisting com tempo de geladeira mínimo, SPF, validação do domínio do
Mail from: do envelope, DK (só avisa, não bloqueia), validação de
destinatário com tarpitting. estou contente com os resultados e não noto
efeitos colaterais significativos. Pelo contrário, com essas providências
pudemos deixar de usar listas negras, que, essas sim, traziam muita dor de
cabeça por castigar os inocentes. de toda essa artilharia anti-spam,
greylist, mesmo com tempo de geladeira -> 0 é a mais efetiva.