[MASOCH-L] Quantidade de SPAM via ADSL/Cable

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Wed May 11 14:15:22 BRT 2005

Prezados,

Estou impressionado com a quantidade de problemas de e-mail gerados por
conexões ADSL/Cable.

Fiz uma estatística usando log de 3 dias, as conexões ADSL e Cable são as
grandes responsáveis por SPAM, ataques do tipo dicionário, vírus, Scam,
entre outras barbaridades. Entretanto, menos de 1% destas conexões são
utilizadas por empresas sérias que possuem um servidor de e-mails próprio e
não fazem SPAM.

Infelizmente não podemos bloquear tudo quanto é ADSL ou Cabo, pois ao fazer
isso nosso suporte se entope com reclamações de usuários que "não recebem
e-mails de determinados clientes".

Eu tenho notado que cada provedor tenta se proteger de uma forma diferente:

- UOL dá um delay de 30 segundos antes de exibir o greeting, mas não
bloqueia
- AOL não perdoa, bloqueia todas as ADSL's com IP dinâmico (deve possuir uma
lista interna).
- Terra aceita, mas joga a mensagem para uma pasta de SPAM no Webmail.

É claro que não fiz testes completos, apenas uma tentativa de Direct
Delivery

Atualmente eu tenho tomado as seguintes ações com conexões ADSL/Cable:

- Não bloqueio ninguém
- Checo o IP em várias RBL's
- Todos passam pelo greylisting
- Delay na comunicação de 10 segundos
- Limite de conexão simultânea em 1 por IP

Apesar de serem métodos eficientes, tomam processamento do servidor. Creio
que o servidor chega a rejeitar 99% dos casos.

Gostaria que o pessoal da lista compartilhasse suas experiências enfrentando
este tipo de problema. Que tipo de bloqueio vocês têm feito e quais os
"efeitos colaterais" causados.

Um abraço a todos.

--
Marcelo Coelho