[MASOCH-L] VoIP x Virtua em Campinas

Antonio Carlos Pina apina at infolink.com.br
Tue May 10 10:47:30 BRT 2005

Humm...eu não sei se estou sendo claro.

Não estou me referindo a bloquear tecnicamente. Tecnicamente sempre se
arranja uma solução (dos dois lados, bem entendido. Para bloquear e para
ultrapassar o bloqueio).

Me refiro a "pode bloquear ?" juridicamente ? Ou seja, você criou a
"sensacional-novíssima-ninguém-nunca-pensou-nisso-antes" idéia de interligar
empresas (escolas, comércio, etc) usando pabx VoIP asterisk, certo ? Então
você tem todo o trabalho de prospectar, provar para os futuros clientes que
eles sairão no lucro, que empresas que se chamam muito pelo telefone tirarão
proveito, condomínios e etc.

Aí quando você começa a fase da implantação, chega o provedor da banda larga
que você está usando (você precisa usar banda larga por questões de custo,
ou inviabiliza o negócio) e diz simplesmente que não pode usar para VoIP,
entendendo VoIP como "voz sendo passada em pacotes IP" (sem relação com
solução tecnológica). E que você vai se sujeitar a um processo judicial se
continuar.

E aí ?

[]s,
Pina