[MASOCH-L] VoIP x Virtua em Campinas

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Tue May 10 10:36:50 BRT 2005

Prezados,

On Tue, May 10, 2005 at 09:30:37AM -0400, Julio Arruda wrote:

> A pergunta especificamente era sobre SIP, Skype pelo que sei nao e' SIP (?)

Skype *nao* e' SIP, e' um protocolo proprietario inspirado no Kazaa
(mesmos autores) e como o dito cujo, dispoem de funcoes especiais
para furar "bloqueios" (firewalls, proxy, etc).

> Porem, concordo com o Pina, "pode bloquear" ? Creio que sim, nos US, sei
> que um ou outro provedor ganhou multa por bloquear Vonage.

O SIP e' bastante facil de bloquear. O Skype parece ser exatamente o
contrario.

> Procure por VOIP blocking no google, creio que vao aparecer varios casos.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)