Res: Re: [MASOCH-L] Optimizar Apache

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Tue May 3 11:20:59 BRT 2005

Hummm... fritas, acompanha?

Algumas opções:

PRIMEIRA

Troque de webmail, ou faça o seu próprio atendendo as suas necessidades.
Em geral os webmails acessam as mensagens utilizando POP3 ou IMAP.
Mudar este mecanismo para a leitura do arquivo da mensagem diretamente no HD
melhora bastante o desempenho.

SEGUNDA

1) Altere os parâmetros do httpd.conf. Não há receita de bolo, você precisa
alterar e monitorar a performance:

KeepAliveTimeout
MinSpareServers
MaxSpareServers
StartServers
MaxClients
MaxRequestsPerChild

Estas são algumas diretivas que podem influenciar na performance do Apache.
Leia a documentação do Apache para entender o funcionamento de cada uma
delas.

2) Caso o webmail seja em PHP, utilize um bom acelerador

http://eaccelerator.net/HomeUk

Isso irá "cachear" os scripts para uma execução mais rápida. Além disso,
procure na web como otimizar o php.ini, desabilitando extensões
desnecessárias, por exemplo. Dá também para limitar a memória consumida por
cada script PHP.

3) Faça um tuning na máquina. Procure no google por "tuning linux" ou
"tuning freebsd", não sei qual o seu sistema operacional. Você encontrará
páginas com dicas sobre como melhorar a performance do acesso ao HD, limitar
a memória compartilhada, arquivos abertos, etc.

4) Compre mais memória :-)

5) Pense na possibilidade de distribuir a carga de processamento em mais de
um servidor.

Boa sorte.

--
Marcelo Coelho