[MASOCH-L] Apache 2 MPM: prefork vs worker

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Wed Mar 30 13:31:37 BRT 2005

>   Se você realmente tiver muito HTML puro e muito pouco PHP, talvez
> possa valer a pena colocar em produção com o worker e ver se vai ser
> vantagem com os seus próprios olhos, pois dependendo da quantidade de
> vhosts que você for hospedar e o tráfego de requisições que esse
> servidor possuir

Acredito que 50% dos sites serão sites com HTML puro, 30% HTML com PHP e 20%
somente PHP com MySQL (os nukes da vida).

>   Em um ritmo desses a boa economia de recursos que você pode conseguir
> pelos bens do worker, pode fazer com que você tenha possibilidades de
> aumentar o número de sites do servidor. Não sei se isso seria vantagem
> para o seu problema, pois há a guerra "economia de recursos de um" X
> "performance e rapidez do http do clássico". Para meu caso por exemplo
> foi bom.

Meu objetivo é poder atender ao maior número de requisições simultâneas, e
com isso, ter uma boa performance mesmo rodando muitos vhosts.
Em experiências com o Apache 1.3, consegui rodar com estabilidade mais de
1.500 vhosts, não pretendo ultrapassar este número utilizando o worker.
O ideal não é aumentar o número de sites por máquina, mas sim garantir bom
desempenho para os que estão hospedados. O Apache já me dá uma ótima
estabilidade e suporta uma grande quantidade de sites se comparado ao IIS,
então não preciso exigir muito dele.

>   Claro que tive alguns ventos ao meu favor na experiência, pois não
> precisei de PHP, nem tive nada inicialmente crítico para hospedar. Um
> servidor com alta quantidade de vhosts simples, com sites estáticos de
> preferência, com muita carga de atendimento é um bom ambiente para o
> worker, pois idéia do worker é servir muitos pedidos, com menos
> recursos.

No exemplo que citei acima, uma máquina com 1.500 sites roda simultaneamente
150 processos do httpd, tranquilamente.
Entretanto, toda a RAM é consumida, a máquina não chega a fazer swap.

>   Não esquecendo nunca da configuração dele, a árvore de filhos do
> Apache bem configurada para o seu ambiente é importante, pode fazer
> diferença na performance, principalmente em situações inusitadas.

Sim, mas isso só dá pra descobrir com o tempo, e com o uso.

>   Uma outra sugestão para testes, que não sei se já usou, é o Flood:
>   http://httpd.apache.org/test/flood/

Sempre usei o ab. Vou testar este flood.

Obrigado pelas informações.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br