[MASOCH-L] Apache 2 MPM: prefork vs worker

Eudes Nunes eudes at digirati.com.br
Wed Mar 30 12:44:08 BRT 2005

Em Qua, 2005-03-30 às 11:14, Marcelo Coelho escreveu:
> A dúvida é, será que é compensatório utilizar o módulo worker,
> considerando
> que a mesma terá diferentes sites rodando como Virtual Hosting?

> O servidor será utilizado para virtual hosting, a maioria dos sites são HTML
> puro, outros terão PHP.

  Pelo seu ambiente e sua dúvida, minha opinião pelo que eu já vi com
worker:

  Se você realmente tiver muito HTML puro e muito pouco PHP, talvez
possa valer a pena colocar em produção com o worker e ver se vai ser
vantagem com os seus próprios olhos, pois dependendo da quantidade de
vhosts que você for hospedar e o tráfego de requisições que esse
servidor possuir, com uma configuração de pool de filhos e threads do
Apache bem feita, você realmente pode ganhar uma boa economia na
máquina.

  Em um ritmo desses a boa economia de recursos que você pode conseguir
pelos bens do worker, pode fazer com que você tenha possibilidades de
aumentar o número de sites do servidor. Não sei se isso seria vantagem
para o seu problema, pois há a guerra "economia de recursos de um" X
"performance e rapidez do http do clássico". Para meu caso por exemplo
foi bom.

  Mas também vai depender da significância desses vhosts PHP que você
tiver (se for algo que necessite de muita confiabilidade, talvez não
seja interessante ir fundo assim), pois é no PHP que está o suposto
perigo. Se você já tem ciência que o servidor será estressado e muito
requisitado com PHP principalmente, também pode ser um ponto negativo
para investir assim, pois não se viu que problemas podem ocorrer.

  Depois dos testes que fiz semelhantes ao seus, eu particularmente só
cheguei em uma boa conclusão com worker, quando coloquei os sites nele e
deixei lá para experimentar em regime natural. No experimento nunca tive
nenhum problema, o pool de threads e filhos veio trabalhando muito bem,
funcionando como esperado e dando algum ganho de economia de recursos, o
que pra mim representava vantagem para o objetivo do projeto.

  Claro que tive alguns ventos ao meu favor na experiência, pois não
precisei de PHP, nem tive nada inicialmente crítico para hospedar. Um
servidor com alta quantidade de vhosts simples, com sites estáticos de
preferência, com muita carga de atendimento é um bom ambiente para o
worker, pois idéia do worker é servir muitos pedidos, com menos
recursos.

  Não esquecendo nunca da configuração dele, a árvore de filhos do
Apache bem configurada para o seu ambiente é importante, pode fazer
diferença na performance, principalmente em situações inusitadas.

> Também reparei isso, acho que talvez o jeito seja criar alguns scripts que
> use cada um dos módulos do PHP para estressar o servidor.

  Também acho que isso talvez seja algo legal.

  Uma outra sugestão para testes, que não sei se já usou, é o Flood:
  http://httpd.apache.org/test/flood/

--
[ ]'s
Eudes Nunes