[MASOCH-L] MAPS RBL

Hermann Wecke hermann at rodeios.com
Wed Mar 23 20:52:48 BRT 2005

Victor wrote:
> Alguém poderia me dar uma visão maior sobre o
> MAPS RBL (Mail Abuse Prevention System Realtime Blackhole List) ??

É uma lista onde só entram spammers ou provedores incompetentes. O
administrador tem todas as chances de resolver o problema antes de parar
na RBL. Quem denuncia deve, inclusive, entrar em contato por telefone
com o administrador para notificá-lo do problema. Em seguida, deve
enviar um "follow-up" da conversa por email. Depois de seguir todas
essas regras deve-se encaminhar uma notificação para a MAPS, para
inclusão na lista RBL. Após análise - e novo contato dos investigadores
da MAPS com o administrador da rede "indicada" - é que algum IP é
incluido na RBL.

Se o administrador ao invés de tomar providências decide "fugir" e
continuar causando problemas (mudar o IP do dispatcher, por exemplo), o
/24 é inserido. Caso ainda assim ele não tome providências e "fuja" de
novo, o CIDR é bloqueado.

Se quiser exemplos de incompetentes brasileiros que fazem - ou já
fizeram - parte da RBL temos vários pra citar. Alguns até viraram casos
clássicos da literatura "submundiana"! ;-)

> Pelo que eu ouvi dizer é uma lista online de dominios bloqueados para relay,
> que é verificada em tempo real na tentativa de utilizar o servidor para envio ?

Nesse caso não é a RBL, mas sim a RSS.
Visite o site http://mail-abuse.org/ e lá encontrará maiores informações
sobre as diferentes listas da MAPS (RSS, RBL, DUL, NML).