[MASOCH-L] MAPS RBL

Victor victor_volpe at bol.com.br
Mon Mar 21 14:22:54 BRT 2005

Ola galera,

Alguém poderia me dar uma visão maior sobre o
MAPS RBL (Mail Abuse Prevention System Realtime Blackhole List) ??
Pelo que eu ouvi dizer é uma lista online de dominios bloqueados para relay,
que é verificada em tempo real na tentativa de utilizar o servidor para envio ?
Esta correto ?

Se sim, qual seria a vantagem de utilizar isso em um servidor com autenticação
de saída (SMTP Auth) ? No meu caso o QMail + SMTP-Auth !

Ouvi dizer também que gera um lag violento na checagem / envio do email ?
A informação confere ?

Bom... acho que é só !
No aguardo. Obrigado.