[MASOCH-L] Solução Utópica? para o SPAM.

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Thu Jun 16 16:04:23 BRT 2005

Lauro Barbosa wrote:
> NÃO, porque não acredito em blacklists e RBLs para controle de SPAM.
> Soluções como a do UOL (argh), também, discordo totalmente.

As duas solucoes tem problemas e vantagens diferentes para quem
administra ISPs, do que para quem e' simples usuario, portanto, nao
posso dizer que discordo (em resumo, acho validos, so que para mim e'
facil, ja que tenho uma meia duzia de caixas postais para tomar conta :-).

> [...]
> problema.
> Creio, no entanto, que alguma idéia ainda surgirá em alguma de nossas cabeças que
> irá ser a chave para solucionar este problema.
> A propósito, alguem já conseguiu resolver o problema de recebimento de propaganda
> em papel na caixa de correio ? na sinaleira ? na rua ? Se você não pega, o
> entregador ficará mais tempo entregando os papeis e atrapalhando o transito e andar
> das pessoas, e se você joga fora, estará sujando a rua, entupindo bueiros e
> causando enchentes.  não é a mesma coisa ????

Anteriormente o pessoal comentou na nanae sobre isto (e me acredite, a
quantidade de lixo que chega no correio nos US e' de deixar qualquer
fabrica de papel feliz :-). Nao considero a mesma coisa, ja que o custo
de enviar spam e' absurdamente menor que o custo desta propaganda 'de
papel'.

> Minha sugestão de agora, aceite seus SPAMs e jogue fora em lugar seguro evitando
> alagamentos. Estão entupindo sua conexão ? contrate uma banda larga.
> Desculpem meu pragmatismo.
> Abraços,
>    Lauro.

Eu religiosamente reporto spam que chega na minha caixa postal do
trabalho, de duas maneiras, para os 'nao .br', via spamsource para o
sistema da Nortel de spam (aparentemente, o Chris Lewis que e' o pai da
crianca, e' muito bom), se for brasileiro o spam, eu reporto para, o
provedor de origem, e os provedores que hospedam ou provem dns para o
spammer. Tento fazer isto para ajudar os provedores serios.
Nao creio que da para aceitar spam sem um minimo de reacao, mas
reconheco que e' um preco que pago, que outros preferem nao pagar.

Por outro lado, acredito que existe um profundo descaso da muitos dos
provedores. Acho que muitos usuarios, se soubessem que o provedor que
lhe presta servicos e' parte do problema, talvez pudessem 'incentivar'
seus provedores a tomarem uma atitude seria.
Temos que lembrar, que o mesmo provedor que ignora reclamacoes de spam,
ignora reclamacoes de trojan e etc (ao menos, me passa esta impressao).

Um conhecido desta lista comentou, "ter o file-mignon todos querem, roer
o osso, ai e' diferente", sobre o problema da falta de atitude seria de
alguns provedores.