[MASOCH-L] medir perdas de pacotes com PING

Arécio Junior junior at linksoftware.com.br
Wed Jun 15 12:23:37 BRT 2005

Edison,

Eu tenho uma rotina que faz um teste "stressando" a placa de rede com um
ping. Em geral, se pingarmos uma placa, ele mostra perca de 0%.

Quando eu faço um ping stressando a placa ( ping -c 500 -s 65500 -f
ip_de_destino ) ele mostra falha em alguns casos. Às vezes até 100% de
perca.
Quando isso ocorre, geralmente trocamos a placa de rede e isso resolve o
problema.

Eu fiz até um script para testar a rede toda simultâneamente. Esse
script esta adaptado para rodar pelo Fedora:

-----

testlink.sh
#! /bin/bash

lista=$( nmap -sP $1 | grep Host | cut -f 2 -d ' ' )
clear
for i in $lista; do {
    test1=$( ping -c 500 -s 65500 -f $i | grep loss | cut -f 1 -d % |
cut -f 3 -d , | cut -f 2 -d ' ' )
    test2=$( ping -c 500 -s 65500 -f $i | grep loss | cut -f 1 -d % |
cut -f 3 -d , | cut -f 2 -d ' ' )
    test3=$( ping -c 500 -s 65500 -f $i | grep loss | cut -f 1 -d % |
cut -f 3 -d , | cut -f 2 -d ' ' )
    echo "      O Host $i apresentou perca de $test1%, $test2%, $test3%
respectivamente em seus testes"
    }
done

Geralmente uso o script para a rede toda. Ex: 192.168.0.0/24:

sh testlink 192.168.0.*
----

Agora, quanto à sua pergunta, eu não sei se existe uma limitação de SO,
ou se existe uma interferência de outro host. Por exemplo: Em alguns
casos que analisamos uma rede extremamente lenta, fomos à máquina que
estava mais lenta e a desligamos. Imediatamente as demais máquinas
ficaram "normais". Claro que outras ainda apresentavam perca de pacotes,
mas o cliente não quis trocar todas as placas, por isso não pude
concluir os testes. Todas estavam conectadas em um switch, por isso
estranhei uma máquina com problemas na placa de rede dar interferência
às demais.

Se alguém da lista tiver outra estratégia mais eficiente para análise de
performace de rede dos hosts e puder compartilha-la, será muito bem-vinda !

Espero ter ajudado! Também espero ser ajudado ! :-D

Um grande abraço,

Arécio Junior