[MASOCH-L] medir perdas de pacotes com PING

Edison Bortolin edison at coslinux.com.br
Thu Jun 9 15:50:52 BRT 2005

Pessoal,

Em algumas redes onde ocorrem problemas estranhos com algumas
aplicações, sempre que estas gravam ou acessam arquivos em outros hosts,
eu costumo efetuar um teste (camada lógica) para verificar se existe
algum problema de interferência ou perda de pacotes entre esse host e os
demais da rede.

Para efetuar o teste eu envio uma rajada de pings para cada host da rede
e verifico as perdas. Após efetuar esse teste eu envio novamente uma
outra rajada informando para usar o tamanho máximo permitido para um
pacote de ICMP (65507). Percebi que algumas máquinas respondem sem perda
alguma ao primeiro teste e com perdas ao segundo teste. Isso é normal?
Se não for normal indica um problema de interferência? Ou será que está
relacionado a alguma limitação do SO desse host?

Qualquer ajuda será bem vinda.

[ ] 's

--
Edison Bortolin
COS Informática

"Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido,
fazem-se a bomináveis em suas obras; não há quem faça o bem." Sl 14:1