Re: [MASOCH-L] Opiniões sobre Assinatura do Remetente

Roberto Alcantara roberto at fortalnet.com.br
Wed Jun 1 21:53:46 BRT 2005

Opa Pina.

Bom, a idéia realmente não tem o intuito de combater SPAM. :)

Sim, a idéia é que cada servidor confirme a autenticidade do remetente
e-mail com base no usuário que autentica, e isso seja feito totalmente do
lado do servidor. É uma assinatura digital do remetente, mas que não
depende de nada na ponta do cliente exceto, claro, a autenticação.

Um 'spammer' poderia sem problemas criar as suas chaves. O que não
funcionaria era ele tentar criar uma para um e-mail legítimo pois ele não
conseguiria publicar a chave pública no domínio verdadeiro.

Em relação ao roubo de senha esse provavelmente é o elo mais fraco da
corrente, pois depende única e exclusivamente do usuário. O consolo é que
praticamente todo mundo sabe que precisa ter cuidado com a sua senha,
apesar das milhares de 'qwerty' espalhadas por aí... De toda forma o
portador da senha é a pessoa responsável por ela e nesse ponto é como a
senha de uma assinatura digital convencional, poupança, conta corrente,
GPG, etc. A senha tem que ser bem guardada, não tem jeito.  :(

Obrigado por seus comentários :)

sds,
Roberto