[MASOCH-L] SPAM & RBLs

Eudes Nunes eudes at digirati.com.br
Wed Jun 1 15:44:48 BRT 2005

Em Qua, 2005-06-01 às 15:02, Durval Menezes escreveu:
> Mas eu tambem nao uso e nao recomendo usar RBLs, por uma razao
> muito simples: ao usar uma RBL, voce esta' delegando para terceiros
> (que nao tem NENHUM tipo de contrato ou compromisso com voce ou
> com a qualidade do seu servico)

  Eu acredito que depende. Em alguns casos, delegar uma BL externa para
controlar o bloqueio de spam de uma determinada rede significa que você
está colocando um determinado controle na mão de quem entende ou de quem
é especializado em tratar disso, de spam. Afinal de contas há muitas
redes que fazem bloqueios descabidos por conta própria e uma BL externa
competente garante que não haverá essa falta integridade.

  Entretanto é necessário repetir: _BL externa competente_. É ai que
mora o problema, achar uma BL realmente segura para uso.

On Wed, Jun 01, 2005 at 02:55:15PM -0300, Rodrigo Campos wrote:
> Se o seu serviço de e-mail é sério e comprometido com os seus
> usuários, não use nenhuma RBL externa.
> Todas, sem exceção, são mantidas por fascistas que sonham em aparecer
> na Wired porque bloquearam o hotmail.

  Eu tenho ótimas experiências com a BL do SpamCop. Até o momento sempre
foram bem coerentes e estabeleceram uma lista útil, com mecanismos de
atualização e denúncia que tem um certo sucesso. Por isso eu acredito
que ainda é possível tirar proveito de boas BL externas sim.

--
[ ]'s
Eudes Nunes