[MASOCH-L] SPAM & RBLs

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Wed Jun 1 15:47:08 BRT 2005

> Mas eu tambem nao uso e nao recomendo usar RBLs, por uma razao
> muito simples: ao usar uma RBL, voce esta' delegando para terceiros
> (que nao tem NENHUM tipo de contrato ou compromisso com voce ou
> com a qualidade do seu servico) a decisao sobre de quem voce vai
> aceitar ou recusar email; acho isso algo muito importante para
> ser delegado nestas condicoes.

Eu acho que depende de cada caso. No meu caso, utilizo diferentes RBLs
dependendo da faixa de IPs e do domínio reverso. Além das RBLs, faço
greylisting para redes sem reverso ou para redes ADSL e limito o número de
conexões simultâneas por IP ou por Rede.

Provedores conhecidos, como UOL, Terra, Hotmail, etc. passam batido tanto
pelo RBL quanto pelo greylisting.

Tenho 30 mil contas de e-mail em um servidor, em um único dia mais de 140
mil mensagens são bloqueadas.

No meu caso é muito difícil deixar de usar RBLs, pois o e-mail virou uma
gerra onde vírus, scams e SPAM tomam a maior parte do processamento do
servidor. Sem RBL e greylisting, o processamento da máquina, do anti-virus,
tráfego, etc seria altíssimo, inviabilizaria toda a infra-estrutura.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br