[MASOCH-L] SPF do Terra

Joao joao at cyberweb.com.br
Wed Jul 27 11:30:10 BRT 2005

Outra... resposta que recebi do Sr. Victor Duchovni (criador de varios
patches para o postfix entre outras contribuicoes...) referente a
implementacao do SRS junto ao postfix:

"The simple answer is don't do it. If a sending domain publishes SPF
records that don't end in "?all", any collateral damage to forwarded
mail is their choice. If a receiving domain violates the specification
and ignores "?all" any legimate mail they don't get is their choice."

isso foi em 21/07.

Algum ponto aqui? No meu caso, eu vejo a implementacao do SPF como
responsabilidade do dominio que aplicou a politica, sendo o cliente um
vitima direta de um dos defeitos do SPF.

to chegando a conclusao que se o terra, ou bol ou seja la que for
estiver com -all, realmente, o problema nao eh meu. Se acontece isso com
meus clientes, posso muito bem fazer a liberacao no mx para q nao exista
a verificacao de SPF *e nao prejudicar meus clientes*.

Por favor, me apontem onde estou equivocado ou se concordam com isso,
soh acho q ninguem realmente achou uma solucao definitiva para o
problema....

Obrigado,
Joao Reis.