[MASOCH-L] qmail + vpopmail + mysql -> Erro: can't createdatabase 'vpopmail'

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Wed Jul 27 11:21:58 BRT 2005

Olá Marcos,

Procurei por esta mensagem de erro no grupo de discussão do vpopmail,
encontrei diversas sugestões, vou resumir abaixo:

1) http://www.mail-archive.com/vchkpw@inter7.com/msg21516.html

- Editar o valor do parâmetro MYSQL_OPT_CONNECT_TIMEOUT no arquivo vmysql.c
- Recompilar o MySQL sem a opção de LinuxThreads

2) http://www.mail-archive.com/vchkpw@inter7.com/msg18632.html

- Atualizar para uma versão 5.4.5 ou superior, pois nesta versão a rotina de
conexão com o MySQL foi alterada (primeiramente a conexão é feita, depois o
banco é selecionado).

Como este problema geralmente ocorre quando o servidor está um pouco
carregado, creio que seja em decorrência do tempo necessário para a conexão
com o banco MySQL. No arquivo vmysql.c o timeout padrão é de apenas 2
segundos. Creio que aumentando este número para 10 seria algo razoável para
evitar estes problemas em horários de maior carga de processamento.

Quanto ao limite de domínios no qmail, tudo depende do tipo de filtros que
você está utilizando. SpamAssassin e qmail-scanner detonam a capacidade de
processamento do qmail. No meu caso, tenho uma máquina rodando mais de 5 mil
domínios. Só consegui fazer isso após editar o qmail-smtpd.c reajustando a
ordem de checagens definindo regras para aceitar ou não uma mensagem (as
regras mais simples e eficazes para bloqueio de spam vêm primeiro, as mais
complexas, como verificação de RBL, usuário, depois).

Esta semana farei as alterações no fonte do vpopmail e voltou a postar aqui
se o problema foi resolvido.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br