[MASOCH-L] SPF/SRS

marcelo marcelo at experimental.fm.usp.br
Wed Jul 27 10:34:51 BRT 2005

Srs,

Só um relato...

Tenho um "problema" com o SRS pois pelo (pouco) que sei, o SRS teria que estar instalado no server que

faz o "forward" (eu acho).

Varios de meus usuarios tem "forward" de um determinado "dominio123" que nao pretende(usar o SPF) para um server meu com SPF.

Como este determinado "dominio123" nao usa SPF/SRS o que acontece?

Um usuario do uol enviava um email para uma conta no "dominio123" que por sua vez é um forward para o meu servidor(com SPF) que perguntava ao servidor uol se o ip do "dominio123" era autorizado a enviar email com remetente uol.com.br, e ... Bloqueava o email.

Daí "tive" que liberar pelo tumgreyspf o recebimento sem SPF válido, mas deixei as entradas no dns como "-all". E como resultado:

Ele recebe as mensagens mesmo com o SPF inválido. :(

No envio ele bloqueia, se um remetente at meuserver.com nao estiver em um dominio permitido pelo SPF. :)

Olhando este resultado, resolvi fazer um teste:

Peguei um servidorzinho com sendmail, dakeles bem antigo que ninguem lembra que ele existe, e adicionei as entradas no dns do SPF para este servidorzinho(que nunca soube o que que era SPF).

Obtive o mesmo resultado ou seja, para envio ele bloqueou o remetente at servidorzinho partindo de um dominio

nao autorizado pelo SPF.(pois só foi feita uma consulta no dns pelo dominio do destinatario)

Agora eu pergunto:

Eu poderia inserir entradas no dns para varios servidores antigos(que por mil motivos nao podem ser atualizados)

e minimizar "um pouco" os "virus" e "spams" ..... ?...?

Será?!

Acho que to precisando de férias.....

[]'s
Ultra7