[MASOCH-L] recuperação de dados em HD

Rogerio Tott tott at acmesecurity.org
Mon Jul 25 19:43:51 BRT 2005

Caros colegas:

Na empresa em que trabalho, existia um servidor de arquivo, e em um dos
HDs desse servidor, existiam mais de 100.000 arquivos. Era um HD de 120
GB, com uma única partição em ext-3, que servia apenas como repositório
de dados.

Um certo dia, o hd onde estava instalado o SO (Linux, não me lembro qual
distribuição.) começou a apresentar erros físicos, o que fazia com que o
sistema travasse. Como o administrador do sistema estava viajando, os
usuários desse servidor tiveram a "genial" idéia de resetar a máquina
toda vez que ela travasse (uma média de 1 congelamento a cada 2 horas),
o que fez com que fossem criados vários erros lógicos no HD que servia
como repositório de dados.

Finalizando, eis que toda a tabela de partições foi perdida e do nada
surgiu uma tabela de partições antiga(não me perguntem como isso
aconteceu! não sou eu o administrador daquela máquina!).

Agora vem a pergunta: Seria possível recuperar os arquivos perdidos, de
preferência com os nomes corretos e se possível com a estrutura de
diretórios organizada?

Obrigado pela atenção
Rogerio Fernandes Tott