[MASOCH-L] Duvidas sobre comando HELO

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Fri Jul 15 15:11:59 BRT 2005

Olá Hamilton,

Bloquear o HELO é uma péssima idéia, porque muita gente não respeita a RFC.
O hostname pode não bater com o IP do servidor. Em alguns casos, o hostname
nem existe. Fora os HELOs "servidor" ou "localhost.localdomain" que você vai
receber e rejeitar de servidores "legítimos".

Fizemos esta experiência de bloquear HELO e foi bem complicado. É claro que
barramos muito SPAM, mas barramos também diversos e-mails legítimos.

É uma pena que muitos admins não façam o seu trabalho corretamente, se todos
configurassem corretamente o HELO, aí sim poderíamos fazer o bloqueio.

Eu fico na torcida para que Terra, UOL e cia passem a adotar medidas
restritivas contra servidores mal configurados, só asssim esse povo dá um
jeito.

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br